Museo Cultural
Publicado em 22/11/2016 às 14:40

De estilo neoclássico, Museu é atração em Jacareí com exposições temporárias

22/11/2016 - 30/11/2016

Construído há mais de 150 anos, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba é sempre um agradável convite, seja para quem já vive na cidade ou para quem está de passagem. Cartão postal da XV de Novembro, região central de Jacareí, o prédio chama a atenção pela sua arquitetura de estilo neoclássico, que sempre encanta o visitante pela beleza e valor histórico.

Além da arquitetura, há ainda as exposições temporárias Paulistinhas e Bordando Nossa História no andar superior do prédio e outra permanente que reúne peças e móveis do acervo do Museu.

A exposição Paulistinhas é composta por 40 peças sacras em barro cozido e policromado. As imagens foram confeccionadas por artistas anônimos, os chamados santeiros, e representam santos de devoção popular como São Francisco de Assis, Santa Luzia e São José, no século XIX, no Estado de São Paulo, daí o nome Paulistinhas.

Bordados – Também no piso superior, o visitante pode conferir a exposição Bordando Nossa História. São 60 quadros de bordados feitos manualmente, com linha e agulha, por alunas do projeto homônimo, beneficiado pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, e que representam espaços históricos da cidade como o Pátio dos Trilhos, a igreja Matriz Imaculada e até as pontes que ligam o Centro aos bairros. O visitante se surpreende com a delicadeza artística em cada trabalho, inspirado nas ilustrações criadas em Fogos, Rastros e Folias, outro projeto beneficado pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura.

(Rosana Antunes/PMJ)

Faça um Comentário